O ácido fólico também conhecido por Vitamina B9 tem diversas funções como fortalecer o sistema imunológico, prevenir anemia, manter a saúde cerebral entre outras. Na gestante tem a importante função de participar da formação do sistema nervoso do feto, evitando defeitos do fechamento do tubo neural (como a anencefalia, espinha bífida e meningomielocele).
Se você está planejando sua gravidez, pode começar a tomar o Ácido Fólico.
Durante o período pré gestacional (antes de tentar engravidar) recomenda-se a utilização do Ácido Fólico, na população de baixo risco na dose de 400mcg por dia e na população de alto risco a dose de 5mg por dia.
Seu uso deve ser iniciado 1 mês antes da gestação e persistindo durante o primeiro trimestre da gestação. Quem define se você se encaixa na população de baixo ou alto risco é seu Obstetra. Agora, um novo estudo americano publicado na revista científica JAMA Pediatrics, atesta mais benefícios do suplemento. É que foi descoberto que o uso de ácido fólico durante a gravidez pode reduzir o risco de obesidade em crianças.
Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores estudaram 1.517 mães e seus filhos, medindo os níveis sanguíneos de ácido fólico delas no momento do parto e acompanharam as crianças numa média de 6 anos de idade.
Após esse controle, os cientistas descobriram que, as mães que tinham níveis de ácido fólico menores, tinham um risco de 45% para ao desenvolvimento de obesidade em seus filhos” (FEBRASGO Jun 20).
É sempre bom contar com a opinião do seu obstetra antes de começar a tomar o ácido fólico, assim você saberá a quantidade exata.