Tabelinha – Funciona ou não funciona?

tabelinha

O método da tabelinha consiste em evitar relações sexuais durante o período fértil.

Com esse método a mulher deve marcar o ciclo menstrual desde o primeiro dia da menstruação até o próximo dia 1º da menstruação.

Esse método pode funcionar bem para quem tem ciclo menstrual muito regular, ou seja a cada 28/30 dias.

Nesse caso o período fértil será aproximadamente 14/15 dias após o inicio da menstruação, aumentando o intervalo para 3 dias antes e 3 dias depois. Assim, durante esse período fértil, o sexo seria evitado no intuito de não engravidar.

A principal desvantagem está em mulheres com ciclo não regular, nesse caso não é possível prever o período fértil e dessa forma o risco de uma gravidez indesejada aumenta.

O ideal para refinar o método e aumentar a eficácia seria anotar ou usar um aplicativo e inserir os dados como mudança da secreção vaginal, mudança de humor, sintomas associados com a ovulação (saída de clara de ovo, secreção mais grudenta que estica, por vezes saída de pequeno sangramento, cólica no período fértil-14 dias antes da próxima menstruação.

A tabelinha não é segura como método isolado no geral. Então não troque a camisinha por este método, já que ele também evita doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).