Todas as mães podem fazer exercícios durante a gravidez?
Se a sua gestação for de baixo risco (e isso quem define é o seu obstetra), sim você pode praticar exercícios. O American College of Obstetric e Gynecology já liberou há décadas a prática diária de exercícios de intensidade moderada durante a gravidez. Existem situações que a prática de exercícios é contra indicada, como incompetência ístmico cervical, placenta prévia após 26 semanas, trabalho de parto prematuro em gestação anterior, entre outras situações que seu obstetra irá te orientar.
Minha gravidez é de baixo risco, então a partir de que idade gestacional posso fazer exercícios?
Desde o início da gestação. Diversos estudos já demonstraram que exercitar-se na gravidez não aumenta o risco de abortamento e malformações ou baixo peso ao nascer.
Mas lembre-se: se você já pratica exercícios deve praticar com intensidade moderada durante este período!
Quais são os benefícios?
Reduzir dor lombar, melhorar a constipação intestinal, diminuir risco de Diabetes Gestacional, pré-eclâmpsia, parto cesárea, controle de ganho de peso, melhora do cardiovascular, além de ajudar a perder peso após o nascimento do bebê.
Quanto posso me exercitar na gestação?
Se está iniciando agora, existe a recomendação de 150 minutos (2 horas e meia) de atividade moderada por semana, e você pode dividir esses minutos como quiser. Na atividade moderada você terá um aumento da frequência cardíaca e começará a suar, porém DEVE poder conversar sem dificuldade logo após o exercício. Chama-se “talk test”ou teste da conversa.
Se já é ativa antes da gestação pode manter os exercícios, porém ajeitar a dieta aumentando a ingesta calórica. Pois não deve perder peso durante a gestação, certo?
Quais são os cuidados nos exercícios durante a gestação?
Evite exercícios de alto impacto pois os hormônios da gestação deixam os ligamentos mais relaxados, aumentado o risco de lesões.
Grávidas podem ter maior risco de queda pela mudança do centro de gravidade (pelo crescimento da barriga), por isso recomendamos por exemplo evitar andar de bicicleta, apenas na ergométrica.
Quais exercícios são seguros durante a gravidez?
Caminhadas, natação, hidroginástica, bicicleta ergométrica, Yoga e pilates adaptados para gestantes.
Que exercícios devo evitar na gestação?
Esportes de contato (boxe, futebol, basquete), atividades que podem ocasionar queda (surf, ciclismo), mergulho e atividades acima de 1.829m.
E depois da gravidez? Posso continuar os exercícios?
Claro! Eles continuam trazendo muitos benefícios como: melhora no humor, diminuição de risco de trombose, ajuda na perda de peso extra que ganhou na gravidez e aumento da autoestima.
Recomendações!
- Beba bastante água, durante e após o exercício.
- Use uma roupa que dê suporte aos seios e barriga diminuindo desconfortos durante o exercício.
- Não se exercite em lugares muito quentes principalmente no primeiro trimestre.
- Evite ficar deitada com a barriga pra cima, nessa posição sua pressão pode cair mais rapidamente.
Alertas:
Quais são sinais de desidratação?
Incluem enjoo, aumento do batimento cardíaco, micção amarelo escuro ou em pouca quantidade.
Quais são sinais de aviso de parar os exercícios?
Sangramento vaginal, tonturas ou desmaio, respiração curta antes de iniciar o exercício, dor no peito, dor de cabeça, fraqueza muscular, dor ou inchaço na panturrilha, contrações regulares e dolorosas do útero, saída de liquido pela vagina.
IMPORTANTE: Não se esqueça de conversar sobre exercícios com seu obstetra e de ter orientações de um educador físico ou de um fisioterapeuta.
Mais dúvidas? Pode enviar por aqui.
* Esse post foi baseado nas recomendações do American College of Obstetricians and Gynecologists. FAQ 119, May 2016