De cada 4 mulheres, 3 sentem dor durante o ato sexual. Para algumas, a dor é temporária e para outras é mais duradoura e constante. Por diversos fatores as mulheres não procuram ajuda e convivem com a dor.
E quais são as causas de dor durante o sexo?
Pode ser um sinal de algum problema ginecológico como um cisto ovariano ou endometriose e infeções vaginais. As dores podem também apontar problemas de resposta ao estímulo sexual, como falta de desejo (falta da sensação de querer sexo) ou a falta de excitação (que é uma mudança que ocorre no organismo pelo resultado da estimulação sexual, mudança física e emocional).
Onde pode doer durante o sexo?
Pode doer na parte externa (vulva) do genital feminino, na entrada da vagina (vestíbulo) ou na própria vagina. Pode ocorrer dor no períneo (área entre a vagina e ânus), na região lombar, na região pélvica (“pé da barriga”), útero e bexiga.
E quando procurar ajuda?
Se a dor é frequente ou grave durante o sexo, seria interessante procurar ajuda. E um ginecologista pode te ajudar.
Mas se o problema é relativo à resposta sexual, veja os principais motivos:
As mais comuns são:
- O estado de espírito. As emoções como medo, culpa, vergonha, constrangimento sobre ter sexo pode dificultar o relaxamento. Quando você não consegue relaxar, a excitação se dificulta e pode resultar em dor. O Stress e fadiga também pode afetar seu estado de desejo.
- Problemas de relacionamento. Problemas com o parceiro podem interferir na resposta ao sexo. E isso inclui uma possível incompatibilidade entre os parceiros em seu nível de desejo de sexo. Muitas mulheres se queixam de que a libido está baixa, e por vezes só existe essa diferença e não um problema físico.
- Medicações. Muitas medicações podem reduzir o desejo sexual incluindo alguns métodos anticoncepcionais.
- Doenças. Algumas condições podem afetar indiretamente a resposta sexual. Como a artrite, diabetes, câncer, e tireoidopatias.
- O parceiro. Se o parceiro tem problemas sexuais isso pode trazer ansiedade na hora do sexo. Se o parceiro usa alguma medicação que prolonga a ereção e/ou atrasa o orgasmo masculino, isso pode tornar o ato sexual doloroso.
Que tipos de doenças ginecológicas podem causar dor no sexo?
Doenças de pele. Algumas doenças de pele podem causar úlceras e rachaduras na vulva (parte externa do genital feminino). Isso pode ocorrer por alergia, ou irritação a algum produto como sabonete, lubrificante, perfume.
- Vulvodínea. Dor na vulva. Ocorre principalmente no vestíbulo ou entrada da” da vagina. Pode ser causada por diferentes problemas (nervo da vulva, inflamação, infecções, disfunção dos músculos da pelve entre outros). Para cada causa o tratamento é diferente.
- Mudanças hormonais. No período que antecede a menopausa e durante a menopausa (período que se inicia após a mulher ficar 12 meses sem menstruar pela queda da produção hormonal feminina) quando o estrógeno está em menor quantidade na mulher, pode ocorrer ressecamento vaginal. Pode ser tratado com hormônio, lubrificante, hidratante vaginal e laser.
- Infecção da vagina e colo uterino. Pode ser causada pela infecção da vagina por bactérias, fungos e vírus. Tratamento especifico para cada caso. Podem causar dor desde a penetração e no fundo da vagina.
- É o reflexo de contração dos músculos da “entrada da vagina”. Pode causar dor na relação. Pode ser necessário terapia, fisioterapia.
- Outras causas: endometriose, aderências pélvicas, cicatriz de partos normais.
E o que a mulher pode fazer para melhorar a dor no sexo?
- Procure ajuda profissional de ginecologista.
- Tente usar lubrificante a base de água sem perfume
- Reserve um momento em que nem você nem seu parceiro estão cansados ou ansiosos
- Converse com o parceiro. Explique quando e como sente dor, assim como o que lhe é prazeroso.
- Tente atividades não sexuais mais sensuais como massagem
- Realize atividades sem penetração para melhorar a resposta sexual
- Faça alguns passos para evitar dor como esvaziar a bexiga e tomar um banho morno antes da relação.
Tente se abrir com seu ginecologista. Seu problema pode ser resolvido e você pode ter muito mais prazer!
Fonte: FAQ020 do ACOG