VULVOVAGINITES. JÁ OUVIU FALAR?
Às vezes, um corrimento pode ser um sintoma de uma doença. Por isso fique atenta às características da Vulvovaginite.
O que é?
Chamamos de vulvovaginites e vaginoses, corrimentos patológicos do genital feminino.
O que causa?
Os agentes mais frequentes causadores desses corrimentos são fungos, bactérias anaeróbias em quantidade aumentada, tricomonas.
Eu tenho corrimento, estou com vulvovaginite ou vaginose?
Lembre-se que toda mulher pode ter a secreção vaginal normal aumentada em alguns períodos do mês e isso não é uma doença. Se estiver em dúvida consulte seu ginecologista que poderá facilmente diferenciar a secreção fisiológica (normal) da secreção patológica (corrimento ou vulvovaginite)
O que é a Candidíase?
É a vulvovaginite causada pelo fungo chamado Candida. Algumas mulheres têm Candida assintomática e essas não precisam ser tratadas. As que apresentam sintomas como prurido, ardência, corrimento grumoso sem odor, dor na relação, ardor ao urinar necessitam tratamento.
Quem pode ter Candidíase?
Todas as mulheres sexualmente ou não sexualmente ativas em qualquer idade. Alguns fatores podem facilitar a Candidíase: Diabetes, queda de imunidade (por medicação, doenças), uso de antibiótico, estilo de vida com mal hábito alimentar, pouco sono, sedentarismo.
Posso me automedicar?
Não é aconselhável. Passe no seu ginecologista para confirmar o diagnóstico, avaliar a necessidade de medicação e se há outros agentes associados.
O que é vaginose bacteriana?
É o corrimento mais frequente da mulher. É a causa mais frequente de odor no corrimento vaginal. São sintomas da vaginose: corrimento perolado com odor fétido principalmente após coito e após a menstruação.
Está muito associada a perda da flora vaginal normal (Lactobacilos) associada ao aumento de bactérias como Gardnerella, Mycoplasma Hominis, Ureaplasma, Mobiluncos e outros.
O que é tricomoniase?
Causada por um protozoário o Trichomonas vaginalis. É essencialmente de transmissão sexual, devendo tratar o casal para diminuir recidivas. É caracterizada por corrimento em moderada a grande quantidade amarelo esverdeado, bolhoso, às vezes acinzentado, com odor fétido. Pode ocorrer dor na relação sexual e sangramento durante a relação sexual.
Então é sempre muito importante verificar se o corrimento que apresenta alguma destas características é um sintoma destas doenças. Visite seu ginecologista e cuide de sua saúde.