Desde de quando conhecemos o Zika?
Foi descrito em Maio de 2015 na África do Sul e desde de que se espalhou para a América, a OMS (Organização Mundial de Saúde) lançou alerta sobre o Vírus.
Como adquiro o Zika?
Pela picada pelo mosquito Aedes aegypti assim como a Dengue que conhecemos melhor aqui no Brasil. Pode ainda ser transmitido por transfusão de sangue, contato sexual, e da mãe para feto durante a gravidez.
Quais são os sintomas?
Pode ser assintomático. Mas quando com sintomas, pelo menos um desses sinais ou sintomas aparecem: febre repentina, vermelhidão na pele (rash cutâneo), artralgia (dores nas articulações), conjuntivite. Apenas 1 em cada 5 infectados têm algum sintoma.
Assim que a pessoa é infectada o período de incubação se dá entre 3 a 14 dias.
O que já se sabe sobre a gravidez e o Zika?
Já foi demonstrado que a infeção pelo Zika na gravidez pode causar abortamento, microcefalia e outras anormalidades cerebrais e dos olhos. A transmissão do Zika para o feto pode ocorrer durante toda a gravidez.
Alterações como natimorto, crescimento fetal restrito, microcefalia e outras alterações podem aparecer em 29% dos fetos infectados por mães com Zika vírus em todos os trimestres.
Lembrando sempre que são dados que podem mudar com as pesquisas em andamento.
Então se você está grávida ou planejando sua gravidez, siga estas recomendações:
Mulheres grávidas não devem viajar para locais com histórico de Zika. A gestante e seu parceiro devem se prevenir da picada do mosquito. Usar condom (camisinha) durante toda a gravidez para evitar transmissão do Zika do parceiro para a mãe.
Como prevenir a picada?
Usando repelente e roupas que protejam a pele do contato com mosquito (calça e blusas de manga). Os cuidados devem ser tomados 24 horas por dia.
Aconselhamento para mulheres que planejam engravidar:
Discutir com seu obstetra qual seria o melhor momento para planejar a gravidez. Se possível, esperar passar o período de epidemia. Mulheres com Zika confirmado devem esperar 8 semanas para tentar engravidar e Homens 6 meses para ter relação sem condom (camisinha).
Por isso planejar uma gravidez deve incluir:
1) uma consulta com seu futuro obstetra, pois além do Zika existem outras doenças conhecidas que também podem causar problemas semelhantes ao Zika;
2) melhorar qualidade de vida e adquirir hábitos saudáveis
3) colocar a vacinação em dia
4) ir ao dentista para avaliar a saúde bucal.
Espero que tenha te ajudado a ter mais clareza sobre o Zika Vírus. Lembre-se sempre de falar com seu futuro ou atual obstetra e se proteger.